domingo, 13 de fevereiro de 2011

RESUMO DE TUDO

Vou tentar fazer um "flash back" e fazer um resumão dos documentos necessários, vamos ver se lembro de tudo.


Vou reformular algumas coisas porque o pessoal está me perguntando.
Logo abaixo eu escrevo os tramites para fazer pelo consulado da Argentina no Brasil, mas tem um outro lado, que é fazer tudo direto por Migraciones na Argentina, então é assim, terá que fazer tudo igual, mandar os documentos para o MEC e MRE, só não vai precisar fazer PASSAPORTE e nem FAZER NADA PELO CONSULADO, resumindo, legaliza tudo que vai precisar de documentos, compra a passagem e vem para a Argentina e aqui resolve os tramites de residência e DNI (documento nacional de identificação), entenderam?
Eu fiz uma outra postagem sobre minha opinião em relação a esses dois métodos para resolver a residência e o DNI, segue o link (http://medicinanaargentinabuenosaires.blogspot.com/2011/04/opniao-documentacao-por-consulado-ou.html).

Vamos começar assim:

DOCUMENTAÇÃO PARA O VISTO TEMPORÁRIO DE 02 ANOS PELO CONSULADO DA ARGENTINA NO BRASIL
(LEGALIZAR TUDO NO MRE , inclusive documentos escolares)

  • Duas cópias autenticadas das três primeira páginas do passaporte;
  • Certidão de nascimento original e atualizada (validade de 03 meses após emissão);
  • Três cópias autenticadas da certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento original e atualizada (validade de 03 meses após emissão);
  • Três cópias autenticadas da certidão de casamento;
  • Duas cópias autenticadas do documento de identidade atualizado (RG com data de validade de 10 anos da data de emissão);
  • 03 vias da certidão de antecedentes criminais  emitido pela POLÍCIA FEDERAL brasileira (pode emitir pelo site (http://tinyurl.com/ybhx9dv) e levar na polícia federal para o delegado assinar, quando estiver pronto perguntar em qual cartório o delegado tem firma aberta, levar no cartório indicado e reconhecer firma da assinatura);
  • 03 fotos 3x4 de frente, sem data, sem óculos, fundo branco, COLORIDA;
  • 03 fotos 3x4 de perfil direito, sem data, sem óculos, fundo branco, COLORIDA;
  • Passaporte original com validade mínima de 02 (dois) anos (tirar e gerar guia para pagar pelo site: http://tinyurl.com/y5nm4m2);.
  • Pagar a taxa equivalente a 100 dólares, referente ao tramite do consulado.
ATENÇÃO: Todas as certidões originais e cópias autenticadas (exceto passaporte e cédula de identidade originais) deverão ser LEGALIZADAS junto ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty - (61) 3411-8806/ 3411-8812) situado em Brasília ou no escritório do seu estado (se possuir, procure no site do MRE).
O MRE NÃO LEGALIZA CÓPIA DO ANTECEDENTES CRIMINAIS, SÓ ORIGINAL.


O MRE demora em média 20 dias para devolver os documentos enviados via correio, se for pessoalmente, até 10 documentos te devolvem na hora, até 20 documentos te devolvem em 24 horas e assim vai. Se levar no escritório deles em SP, eles vão enviar para Brasília e vai demorar os mesmos 20 dias, porque não legalizam em SP.

DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR (LEGALIZAR NO MEC E NO MRE):
  • Histórico do ensino médio (firma reconhecida da assinatura do diretor ou do secretário);
  • Certificado do ensino médio (se tiver, com firma reconhecida do diretor ou do secretário - NORMALMENTE VEM NO RODAPÉ DO VERSO DO HISTÓRICO ESCOLAR SE FOR ENSINO MÉDIO SEM SER TÉCNICO).
Envia para MEC e demora em média 07 dias para devolverem.

Endereço do MEC (ensino fundamental e médio):
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Esplanada dos Ministérios - Bloco L - 5 andar - Sala 525
CEP: 70000 - 000 - Brasília/ DF
(61) 2022-8403/ (61) 2022-8404

MEC (SE O ENSINO MÉDIO TIVER SIDO CURSADO JUNTO COM CURSO TÉCNICO, ENVIAR OS DOCUMENTOS PARA OUTRO ENDEREÇO (SEGUE ABAIXO)):
SETEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Esplanada dos Ministérios - Edificío Sede - Bloco L - 4 andar - Sala 400
CEP: 70047-900 - Brasília/ DF


No Brasil é isso, depois que você estiver com o visto na mão, o consulado te entregará dois envelopes, um envelope é para entregar em Migraciones no aeroporto de EZEIZA (já em Buenos Aires), que você fará o tramite de RESIDÊNCIA, pagará mais uma taxa, equivalente a 150 dólares, que é referente a residência temporária, e pronto.
O outro envelope vão te falar que é para entregar no REGISTRO CIVIL, mas não é tão fácil assim, eu fui no Registro Civil e não resolvi nada por lá, você tem que entrar no site de Migraciones (http://tinyurl.com/66ewpra) e MARCAR UM TURNO PARA DNI, com certeza será um prazo longo (uns 03 ou 04 meses para frente), então você pode até marcar antes de ir para Buenos Aires. Aí vc vai me falar que os documentos vão vencer e tal, mas o consulado me disse que não, porque o envelope está lacrado por eles. Só vou saber amanhã, porque amanhã vou tirar o DNI e levar o outro envelope.
Quando chegar em Buenos Aires você tem que ir em uma Delegacia de Polícia (Comisaria de Policia) mais próxima de onde você está morando, leva o endereço de onde está morando, o passaporte ou RG e pede o Certificado de Domicilio, chegando lá você fala que é para Migraciones, paga uma taxa de 10 pesos e no dia seguinte  entregam na sua casa (você vai precisar desse documento para tirar o DNI);
Você também vai precisar do Antecedentes Penais da Argentina, então você vai até a Rua Tucumán, 1357, paga uma taxa (depende para quando você precisa, para 06 horas paga 80 pesos, para 24 horas paga 55 pesos e para 05 dias, se eu não me engano paga 25 pesos), então depois do prazo você volta no mesmo endereço e te entregam o documento e pronto, o serviço é muito rápido e eficiente.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN - ARGETININA

Tem que marcar turno pelo site (http://www.me.gov.ar/validez/turnos/), demora em média 02 meses para conseguir uma data e você ainda tem que confirmar dias antes, senão eles cancelam seu turno, se você tiver sorte consegue para antes.
Levar os originais do histórico escolar e o certificado do ensino médio (se tiver) para legalizar e levar cópia também, pedem uma cópia simples do documento pessoal (pode ser RG ou Passaporte).
Depois que você levar os documentos para MEC da Argentina eles demoram 60 dias para te entregar e você tem mais 60 dias para ir buscar, então por exemplo, eu entreguei em outubro, os documentos ficaram prontos em dezembro e eu retirei em fevereiro que era meu prazo máximo para retirar, senão vai para o arquivo e aí eu não sei o procedimento.

Com os documentos todos na mão você pode ir no dia e horário marcado no site de Migraciones e pode ir na UBA fazer sua inscrição.
Eu fiz a inscrição na UBA sem a legalização do MEC DA ARGENTINA estar pronta (as legalizações do Brasil estavam feitas, menos do MEC da ARGENTINA), mas eles deixaram bem claro que até o início das aulas eu tinha que levar esse documento legalizado senão minha inscrição estaria cancelada.

NÃO PRECISEI MANDAR TRADUZIR NENHUM DOCUMENTO ATÉ AGORA.


Eu antes de vir para Bs. As. tomei a vacina da febre amarela e por precaução eu tirei uma cópia autenticada do CPF, TITULO DE ELEITOR, CARTEIRA DE VACINAÇÃO e todos os outros documentos pessoais e levei para o MRE para legalizar, não que precise, mas prefiro me prevenir, porque se precisar eu já tenho.

ACHO QUE É SÓ ISSO.



6 comentários:

  1. Olá!!Olha minha historia é bem parecida com a sua rs ... eu gostarisa de algumas informações e não confio muito nas informações dadas pelas empresas que organizam todos os tramites para inscrição na UBA ... se vc puder me ajudar me add no meu msn msonalle@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou imensamente grato por esse post eu iria fazer um resumo agora e quando me deparo com o seu blog encontro um! não tenho como lhe agradecer. Valeu mesmo pela ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Como funciona a questao de moradia ai ? estou pensando em estudar na uba mas começando agora a correr atras dos documentos acho que nao da tempo por causa dos 60 dias do mec da argentina... E só falando portugues da pra se virar ? Se puder me responder fico grato.

    ResponderExcluir
  4. Brenno, tem uma postagem falando sobre moradias.
    Muita gente chega aqui só com o português mesmo e conseguem se virar bem, mas depende de cada um, eu mesma preferi fazer 06 meses de espanhol intensivo antes de vir.

    ResponderExcluir
  5. Se eu regularizar todos os meus documentos esse ano eles valeriam para o ano que vem ? Já que presumo que para esse ano nao vai dar tempo, sendo assim tentarei entrar no cbc da uba no meio do ano que vem e se eu conseguir um turno no mec da argentina voce poderia validar meus documentos escolares ai, eu os mandando ? Grato se puder responder...

    ResponderExcluir
  6. Breno, as legalizações são válidas por prazo indeterminado, com exceção do antecedentes criminais que tem validade de 03 meses. Se você conseguir legalizar tudo ainda esse ano, dá para você tentar marcar o MEC da Argentina para janeiro e fazer sua inscrição em fevereiro/ março, mas fica muito corrido mesmo, o que você poderá tentar é fazer UBA XXI, que aí não precisa legalizar nenhum tipo de documento e vc não perde o primeiro semestre de 2012, e no segundo semestre você transfere para o CBC.
    Infelizmente para eu validar para você fica complicado para mim, por causa dos meus horários de aula, e ano que vem será bem mais corrido para mim, mas conheço um pessoa que faz os tramites por aqui, como ir no MEC e faz a inscrição e não cobra muito, e eu acho válido, porque uma assessoria cobra em média 3000 reais só para mandar seus documentos para o MEC e MRE no Brasil e para legalizar seus documentos no MEC daqui e fazer sua inscrição, então se pagar uns 400-500 reais para alguém resolver seu tramite no MEC e fazer sua inscrição, estárá mais que no lucro. Mas vamos nos falando e qualquer coisa te passo o contato depois.
    Muito boa sorte. Abraço.

    ResponderExcluir